2021-01-14 11:59:05
Afinal, o que é Rochagem?
Com o crescimento da agricultura sustentável, uma técnica tem chamado cada vez mais a atenção de produtores rurais: a rochagem e remineralização. Provavelmente você já deve ter ouvido falar algo a respeito. Mas afinal, no que consiste essa tecnologia e quais seus benefícios?

A rochagem é a utilização de pó de rocha nas lavouras como forma de melhorar os níveis de fertilidade dos solos e nutrição de plantas. A técnica natural e sustentável, utiliza rochas silicáticas nacionais como fonte de multinutrientes para remineralizar os solos e regenerar os microrganismos nativos do ambiente.

O objetivo do manejo é fornecer principalmente potássio para o sistema produtivo, além de outros macros e micronutrientes, aumentando a CTC no solo, melhorando a capacidade de retenção de água, sanidade da cultura, entre outros benefícios.

Qual remineralizador escolher?

No mercado há diversos tipos de rochas, mas nem todas podem ser utilizadas na agricultura, pois existem rochas sem teores nutricionais, ricas em metais pesados e sem granulometria adequada, onde não é possível disponibilizar os minerais para o solo/planta.

Portanto, o item principal que se deve observar é o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pois é o único órgão regulamentador que pode dar segurança ao produtor rural.

O FMX (Fino de Micaxisto) TRATTO é o primeiro remineralizador e condicionador de solos registrado no MAPA, além disso, esse remineralizador também é aprovado pela Associação de Certificação do Instituto Biodinâmico (IBD) para uso na produção orgânica.

O insumo fornece multinutrientes (K, Ca, Mg, Si, Mn, Fe entre outros minerais) para estruturação do perfil produtivo, além de atuar como fonte natural de minerais para os solos e plantas. O FMX TRATTO é produzido em Aparecida de Goiânia-GO e pertence ao Grupo Actualpar. 

Mais sobre o FMX

Com o FMX é possível produzir, proteger e preservar. “Estamos substituindo a principal fonte de potássio do mercado que é cara, solúvel, importada e ainda saliniza o solo”, explica o mestre em agronomia e especialista em fertilidade do solo e nutrição de plantas Saulo Brockes. 

O especialista alerta ainda que um insumo quando é químico ou sintético pode ser altamente prejudicial à microbiologia do solo. “Isso significa que o produto pode matar os microorganismos naturais e esterilizar a vida que há no solo de forma permanente”, destaca ele. 

Saulo explica ainda que o FMX também atua no condicionamento desses microorganismos no solo, o que proporciona um microambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento dos mesmos. “Além de melhorar também a fertilidade do solo e nutrição de planta”, diz.

Ainda tem dúvida sobre o uso do FMX? Fale agora mesmo com um de nossos consultores ou se cadastre em nosso site para ter mais informações.

Tire suas dúvidas sobre o FMX. Mande suas perguntas para nosso especialista e tenha uma consultoria gratuita.
Quer saber como Aumentar a sua Produtividade usando o insumo Agrícola FMX?
Não Perca mais Tempo! Fale AGORA com um de nossos Consultores Especialistas.
QUERO UMA CONSULTORIA
WHATSAPP (62) 3412-6631
TELEFONE (62) 3416-1070