2020-12-08 10:46:03
FMX pode ser utilizado no controle cultural de pragas e doenças nas lavouras
Além de fertilizar e remineralizar o solo, o FMX atua como indutor de resistência para as planta

Também conhecido como pó de rocha por agricultores e agrônomos, o remineralizador FMX (Fino de Micaxisto), é utilizado como fonte de potássio, mas por ser uma rocha silicática e ter altos teores de silício, também é usada como ferramenta no controle cultural de pragas e doenças na lavoura. Além de melhorar a fertilidade e remineralizar o solo, o insumo nutre a planta e atua como indutor de resistência ao ataque de pragas e doenças.

Mestre em agronomia e especialista em fertilidade solo e nutrição de plantas, Saulo Brockes explica que uma das funções do silício é o incremento na espessura da parede celular. Isso porque o silício se acumula na parede foliar aumentando a rigidez e dificultando a entrada de insetos e patógenos na planta. Ele pontua ainda que na maioria dos casos, causa desgaste acentuado nas mandíbulas de lagartas impossibilitando seu avanço na cultura.

Um aspecto importante a ser lembrado é que o acúmulo de silício varia amplamente às diferentes espécies. Portanto, as respostas das culturas à aplicação variam muito. “Comprovadamente, plantas acumuladoras de silício como as gramíneas: arroz, milho, cana-de-açúcar, trigo, sorgo e pastagens respondem de maneira positiva ao manejo com FMX”, completa Saulo. 


Sustentabilidade

Já é rotineira, em muitos países, a integração do uso de silicatos, pós de rochas, rochas fosfatadas e composto orgânico nas práticas agrícolas. Entre os benefícios, estão a substituição de fertilizantes químicos e sintéticos, redução da contaminação ambiental e salinização do solo, além promover a proteção das plantas, sendo uma excelente alternativa voltada para agricultura sustentável.

É importante ressaltar que o remineralizador não precisa ser aplicado ao solo com outro produto. A aplicação é simples e pode ser feita com o mesmo maquinário do calcário, via “calcareadeira” ou distribuidor de sólidos, para grandes áreas ou mesmo manualmente em áreas menores.


Como escolher?

Para escolher uma boa fonte de remineralizadores e pós de rochas para fins agrícolas, devemos optar sempre por produtos registrados pelo MAPA e observar outras características como: a biodisponibilidade para planta, disponibilidade do produto na região, propriedades químicas e físicas, baixa ou nula presença de metais pesados (contaminantes), boa relação e quantidades de potássio, cálcio e magnésio, e custo relativamente baixo.

Os silicatos são as principais fontes de silício para os solos e para as plantas, alguns podem apresentar efeito corretivo de acidez do solo. “Isto significa dizer que possuem capacidade de neutralizar os agentes causadores de acidez do solo e produzir o ácido monosilícico, que é a principal forma de silício absorvida pelas plantas”, finaliza Saulo.


Sobre o FMX TRATTO

FMX TRATTO é um bioinsumo agrícola, registrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como remineralizador e condicionador de solo. O FMX é natural e derivado de um pó de rocha de qualidade, desenvolvido para tratamento mineral, remineralização e condicionamento de solos. O bioinsumo fornece multinutrientes (K, Ca, Mg, Si, Mn, Zn, B, entre outros minerais) para estruturação do perfil produtivo, além de atuar como fonte natural de minerais para os solos e plantas. O FMX TRATTO é produzido em Aparecida de Goiânia-GO e pertence ao Grupo Actualpar. É o primeiro remineralizador de solos registrado no MAPA e aprovado pela Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD) para uso na produção orgânica.

Tire suas dúvidas sobre o FMX. Mande suas perguntas para nosso especialista e tenha uma consultoria gratuita.
Quer saber como Aumentar a sua Produtividade usando o insumo Agrícola FMX?
Não Perca mais Tempo! Fale AGORA com um de nossos Consultores Especialistas.
QUERO UMA CONSULTORIA
WHATSAPP (62) 3412-6631
TELEFONE (62) 3416-1070